Programa de Órgão

Introdução
A educação musical é uma parte importante da educação estética que contribui para desenvolvimento das capacidades artísticas gerais dos alunos. Nas últimas décadas, a sensibilidade artística musical das crianças tem sido formada diariamente pelas influências da escola, da televisão, da rádio, do cinema, do teatro, num palco de concertos e na Internet. Sem dúvida, este fluxo musical tem uma influência significativa na formação dos interesses e gostos das crianças e, por essa razão, torna-se impossível ignorar este fenómeno social. É necessário, desde muito cedo, desenvolver na criança uma base sólida do gosto musical, facultando-lhe o contacto com os melhores exemplos do mundo da cultura musical. Neste caso, a criança será capaz de avaliar de modo intuitivo diferentes formas da arte musical, respondendo apenas às suas manifestações mais elevadas. Os principais objetivos da educação musical são:
- Desenvolver a capacidade holística das crianças, independentemente do nível inicial das habilidades;
- Desenvolver os talentos criativos das crianças na música em geral;
- Criar um ambiente psicologicamente confortável para o desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos adquiridos;
- Desenvolver e manter o conhecimento auditivo nos melhores exemplos de cultura musical;
- Alargamento dos seus horizontes através do conhecimento dos vários tipos de cultura em geral e especialmente de música erudita.
Aprender a tocar um instrumento é uma experiência marcante da infância de muitas pessoas. O piano, em particular, enquanto ferramenta inigualável de recursos sonoros e harmónicos, funciona praticamente em todos os atuais géneros musicais e desempenha um papel indispensável na educação musical, permitindo, de uma forma acessível e visualmente intuitiva, incorporar imagens musicais contrastantes no sentido harmónico e polifónico. Os benefícios das aulas de um instrumento de teclas para crianças vão para além da educação musical: o ato de aprendizagem e o estudo da música em geral envolvem ambos os hemisférios do cérebro. Os benefícios desta aprendizagem encontram-se no desenvolvimento de múltiplas habilidades, através da idade adulta. A educação musical envolve arte e matemática. Tocar um instrumento de teclas melhora as habilidades e coordenação motoras nas crianças. Existem também aspetos mais abstratos, menos tangíveis, resultantes das aulas de música. Nas aulas de um instrumento de tecla, entre as várias capacidades desenvolvidas, destacam-se, especialmente, as seguintes:
- Maior coordenação motora - as aulas de piano ajudam as crianças a desenvolver as suas habilidades motoras, a coordenação e a destreza geral. A importância da coordenação mão/olho nas crianças é evidente;
- Melhor concentração - ao aprender a tocar, as crianças melhoram a concentração e coordenação entre os movimentos distintos de cada mão. Aprender a ler partituras também põe a concentração em foco: traduzir as anotações escritas em música, com o ritmo correto e os tempos, demonstra uma perícia notável do cérebro humano.
Tocar um instrumento de teclas é uma atividade que requer boa técnica, atenção, paciência, perseverança e muito trabalho. O processo de ensino-aprendizagem musical contribui para o desenvolvimento integral de um conjunto de competências musicais e artísticas e não só. A adequação pedagógica do programa do ensino é a divulgação das capacidades individuais da pessoa, não só na música, mas também na abordagem criativa para qualquer tipo de atividade, melhorando a autoestima. O objetivo principal do programa de ensino musical é tornar a pessoa socialmente ativa por meio da arte musical, através do desenvolvimento de habilidades musicais.
Objetivos / Metas Pedagógicas
Tendências atuais em pedagogia musical:
- Incluir a música como disciplina do tronco educacional comum, para formação harmónica da personalidade individual - a instalação global do ensino de música;
- Enriquecer os repertórios através do envolvimento da música antiga, das "páginas esquecidas", da cultura musical nacional, da música contemporânea com elementos de técnicas de composição dos séculos XX e XXI;
- Respeitar as tradições da música, fomentando o respeito pelos métodos das gerações anteriores de músicos;
- Desenvolver as capacidades criativas a partir da educação auditiva;
- Antecipar o início dos estudos de música;
- Criar um ambiente musical onde a criança se possa desenvolver e ser estimulada.
2º Ciclo do Ensino Básico
1º Grau
Objetivos / Competências a Adquirir:
O aluno deverá atingir os seguintes objetivos:
- Desenvolver o sentido de fraseado;
- Desenvolver a aprendizagem de leitura musical;
- Desenvolver a aprendizagem e o estudo individual;
- Desenvolver a coordenação psicomotora;
- Adquirir a capacidade de identificar problemas;
- Adquirir sentido de pulsação e de ritmo;
- Adquirir noções de dedilhações;
- Adquirir agilidade e segurança na execução;
- Respeitar o andamento das peças trabalhadas;
- Desenvolver a capacidade de concentração;
- Interpretar sinais de dinâmicas e de articulações;
- Desenvolver a leitura de pautas simples, a 2 e 3 vozes;
- Iniciar a utilização da pedaleira, de uma forma simples;
- Desenvolver a noção de compositores e estilos.
Repertório Anual Mínimo:
- Escalas Maiores de Sol, Fá, Ré, Si bemol e respectivas relativas menores harmónicas, em 1 oitava (mãos juntas); respectivos arpejos; respetivos acordes nas 3 posições;
- 2 estudos sem pedaleira (Rinck, Zundel ou equivalentes);
- 1 exercício de pedaleira;
- 1 peça Barroca (Bach, Krebs, Stanley, Telemann, etc.);
- 1 peça à escolha (de preferência Clássica ou Romântica);
- Noções básicas de registação.
Repertório de Referência:
- Bach, J. S. – Orgelbüchlein, Edition Peters;
- Boëllmann, L. – Soft Voluntaries, Edwin Ashdown, Ltd.;
- Böhm, G. – Prelúdios Corais, Kalmus, nº 4098;
- Guilmant A. – The Practical Organist, Op. 39;
- Guilmant, A. – The Practical Organist, Op. 41;
- Handel, G. F. – 6 Fugas Para Órgão, Novello;
- Krebs, J. L. – 4 Pequenos Prelúdios para Órgão;
- Rinck, C. H. – Praktische Orgelschule, Op. 55 (1819-1821), Les Éditions Outremontaises;
- Rinck, C. H. – 12 Adagios para Orgão, Op. 57, Les Éditions Outremontaises;
- Soler, A. – Obras para Órgão, Due West Editions, 2007;
- Pachelbel, J. – Prelúdios, Fugas e Toccatas – Edition Peters;
- Zipoli. D. – Sonate D' Intavolatura per Organo e Cimbalo, Les Éditions Outremontaises;
- Zundel, J. – The Modern School of the Organ, Ditson & Co, 1860.
Prova de Aferição
- 1 escala sorteada de entre as quatro estudadas, com acordes e arpejos;
- 1 estudo;
- 1 peça Barroca;
- 1 peça à escolha.
2º Grau
Objetivos / Competências a Adquirir:
O aluno deverá atingir os seguintes objetivos:
- Desenvolver a leitura à 1ª vista (trecho de 8 compassos, a 2 vozes);
- Desenvolver a improvisação livre;
- Desenvolver a capacidade de interpretação de sinais de dinâmicas e de articulações;
- Desenvolver a leitura de 3 pautas;
- Desenvolver a leitura de pautas a 3, 4 ou mais vozes;
- Iniciar a utilização da pedaleira, de uma forma gradual;
- Iniciar a execução eventual/pontual em 2 teclados com pedaleira;
- Conhecer as funcionalidades do Órgão;
- Desenvolver o conhecimento dos registos essenciais e sua definição: Principal 8', Bordão 8', Flauta 4', Oboé 8' (Trompete ou Cromorne), Principal/ Sub-bass 16', Mixturas (III, IV ou V);
- Desenvolver a noção de Forma (Prelúdio Coral, Sonata, Estudo, Trio, Duo, etc.);
- Desenvolver o conceito e execução de acordes (a 4 vozes, com baixo na m.e.) e suas inversões;
- Criar noções mínimas de ornamentação (trilo, trinado, mordente superior e inferior);
- Tomar conhecimento de compositores fundamentais e estilos principais;
- Desenvolver a aprendizagem e o estudo individual;
- Desenvolver a atitude na sala de aula;
- Desenvolver a capacidade de concentração, dedicação e empenho;
- Criar métodos de estudo;
- Desenvolver a coordenação psicomotora;
- Desenvolver a capacidade de identificar problemas e resolvê-los;
- Criar sentido de fraseado, ritmo e harmonia;
- Ser capaz de executar diferentes articulações e dinâmicas;
- Fazer uma utilização correta das dedilhações;
- Desenvolver agilidade e segurança na execução;
- Desenvolver a capacidade de respeitar o andamento que as obras determinam;
- Desenvolver a capacidade de abordar o estilo da obra;
- Desenvolver a capacidade de apreciação crítica.
Repertório Anual Mínimo:
- Escalas Maiores de Sol, Fá, Ré, Si bemol e respectivas relativas menores harmónicas, em 2 oitavas (mãos juntas); respectivos arpejos; respectivos acordes nas 3 posições;
- 2 estudos sem pedaleira (Rinck, Zundel, Kirnberger ou equivalentes);
- 1 estudo/exercício de pedaleira;
- 2 peças Barrocas, sendo no mínimo uma com pedaleira (W. F. Bach, J. S. Bach, Haendel, Krebs, Stanley, Telemann, etc.);
- 1 peça à escolha, do repertório Clássico ou Romântico.
Repertório de Referência:
- Bach, J. S. – Orgelbüchlein, Edition Peters;
- Boëllmann, L. – Soft Voluntaries, Edwin Ashdown Ltd.;
- Böhm, G. – Prelúdios Corais, Kalmus, nº 4098;
- Guilmant A. – The Practical Organist, Op. 39;
- Guilmant, A. – The Practical Organist, Op. 41;
- Handel, G. F. – 6 Fugas para Órgão, Novello;
- Krebs, J. L. – 4 Pequenos Prelúdios Para Órgão;
- Rinck, C. H. – Praktische Orgelschule, Op. 55 (1819-1821), Les Éditions Outremontaises;
- Rinck, C. H. – 12 Adagios para Orgão, Op. 57, Les Éditions Outremontaises;
- Soler, A. – Obras para Órgão, Due West Editions, 2007;
- Pachelbel, J. – Prelúdios, Fugas e Toccatas – Edition Peters;
- Zipoli. D. – Sonate D' Intavolatura per Organo e Cimbalo, Les Éditions Outremontaises;
- Zundel, J. – The Modern School of the Organ, Ditson & Co, 1860.
Programa da Prova Global
- 1ª Prova:
Conteúdos:
Uma escala a ser sorteada de entre as estudadas com respectivos acordes e arpejos.
Cotação: 25% - 2ª Prova:
Conteúdos:
Um estudo.
Cotação: 25% - 3ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça Barroca com pedaleira.
Cotação: 25% - 4ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça á escolha.
Cotação: 25%
3º Ciclo do Ensino Básico
Os alunos que prosseguem para o 3º Ciclo (3º, 4º e 5º Graus) submetem-se a um nível de exigência superior que visa um desenvolvimento técnico e artístico mais apurado relativamente aos anos anteriores. Estes conteúdos mais exigentes implicarão uma maior dedicação e estudo prático individual.
Objetivos / Competências a Adquirir:
O aluno deverá atingir os seguintes objetivos:
- Desenvolver a capacidade de interpretar sinais de dinâmicas e de articulações;
- Desenvolver a capacidade de definir dedilhações;
- Desenvolver a leitura de 3 pautas;
- Desenvolver a leitura de pautas a 3, 4 ou mais vozes;
- Executar peças em Trio;
- Desenvolver a noção de Forma (Prelúdio Coral, Fuga, Sonata, Estudo, Trio, Duo, Tiento, Música Ibérica, etc.);
- Desenvolver a capacidade de execução musical estilística;
- Criar noções de inégale, Legato absoluto, Escola Barroca Francesa, Barroca Alemã, Ibérica;
- Tomar conhecimento de compositores fundamentais e estilos principais;
- Desenvolver a aprendizagem e o estudo individual;
- Desenvolver a coordenação psico-motora;
- Desenvolver a capacidade de identificar problemas e resolvê-los;
- Desenvolver o sentido de pulsação/ritmo/harmonia/fraseado;
- Ser capaz de executar diferentes articulações e dinâmicas;
- Ser capaz de fazer uma utilização correta das dedilhações e pedilhações;
- Desenvolver fluência na leitura;
- Desenvolver agilidade e segurança na execução;
- Desenvolver a capacidade de respeitar o andamento que as obras determinam;
- Desenvolver a capacidade de concentração e memorização;
- Desenvolver a capacidade de abordar técnica e teoricamente o estilo da obra;
- Desenvolver a capacidade de formulação e apreciação crítica;
- Desenvolver a capacidade de abordar e explorar repertório novo.
Repertório Anual Mínimo:
- As escalas de Lá, Mi bemol, Mi, Lá bemol e relativas menores harmónicas, em 2 oitavas (mãos juntas); respectivos arpejos; respectivos acordes nas 3 posições;
- 3 estudos, sendo, no mínimo, um com pedaleira;
- 1 exercício com pedaleira, do Método de Órgão, de M. Dupré (ou equivalente);
- 1 coral do "Orgelbüchlein" de J. S, Bach;
- 2 obras Barrocas, das quais pelo menos uma com Pedaleira (George Muffat, Buxtehude, Pachelbel, Pasquini, Stanley, Haendel, Krebs, Walther, Sorge, Fischer, etc.);
- 1 peça do Barroco francês (Clérambault, Dandrieu, F. Couperin, Grigny, etc.);
- 1 sonata de C. Seixas (não executada na prova de aferição, tendo função meramente pedagógica);
- 1 Peça Romântica (Dubois, Brahms, Guilmant, etc.).
Repertório de Referência:
- Albrechtsberger, J. G. – Xii Neue Leichte Praeludien Für Die Orgel;
- Araújo, C. – Música Ibérica para Órgão;
- Boëllmann, L. – Soft Voluntaries, Edwin Ashdown Ltd.;
- Brahms, J. – Prelúdios Corais, Op. 122, Schott;
- Bruna, P. – Música Ibérica para Órgão;
- Buxtehude, D. – Obra de Órgão – Edition Peters;
- Coelho, M. R. – Música Ibérica para Órgão;
- Cabezón, A. – Música Ibérica para Órgão;
- Couperin, F. – Messe des Paroisses (1690) – Archive Dês Maitres De l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Couperin, F. – Messe des Couvents – Archive Dês Maitres De l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Dandrieu, J. – Premiere Livre d'Orgue – Archive Dês Maitres De L'orgue, Guilmant 1897-1910;
- Dubois, Th. – 12 Pièces pour Orgue – Leduc;
- Dupré, M. – Méthode d'Orgue – 1927, Leduc;
- Frescobaldi, G. – Fiori Musicali (1635) – Bärenreiter,1954;
- Grigny, N. – Livre d'Orgue – Archive Dês Maitres De L'orgue, Guilmant 1897- 1910;
- Guilmant, A. – The Practical Organist, Op. 39;
- Guilmant, A. – The Practical Organist, Op. 41;
- Krebs, J. L. – 4 Pequenos Prelúdios para Órgão;
- Lemmens, J. – Méthode d'Orgue – DURAND;
- Pachelbel, J. – Prelúdios, Fugas e Toccatas – Edition Peters;
- Pasquini, B. – Opere Per Organo o Cembalo – 2005 Luigi Cataldi;
- Rinck, C. H. – Praktische Orgelschule, OP. 55 (1819-1821), Les Éditions Outremontaises;
- Rinck , C. H. – 12 Adagios para Orgão, Op. 57, Les Éditions;
- Stanley, J. – 10 Voluntaries, OP V, Edition Peters;
- Stanley, J. – 10 Voluntaries, OP VI, Edition Peters;
- Stanley, J. – 10 Voluntaries, OP VII, Edition Peters;
- Soler, A. – Obras para Órgão, Due West Editions, 2007;
- Walther, J. G. – Orgelwerke, Breitkopf & Härtel.
Prova de Aferição
- 1 escala sorteada, com acordes e arpejos, conforme estudada;
- 1 estudo;
- 1 coral do "Orgelbüchlein" de J. S. Bach;
- 1 peça do Barroco francês;
- 1 peça Romântica;
- Leitura à 1ª vista.
4º Grau
Objetivos / Competências a Adquirir:
O aluno deverá atingir os seguintes objectivos:
- Desenvolver a capacidade de interpretar sinais de dinâmicas e de articulações;
- Desenvolver a capacidade de definir dedilhações;
- Desenvolver a leitura de 3 pautas;
- Executar peças em Trio;
- Desenvolver a noção de Forma (Prelúdio Coral, Fuga, Sonata, Estudo, Trio, Duo, Tiento, Música Ibérica, etc.);
- Desenvolver a capacidade de executar de forma estilística;
- Criar noções de inégale, Legato absoluto, Escola Barroca Francesa, Barroca Alemã, Ibérica;
- Tomar conhecimento de compositores fundamentais e estilos principais;
- Desenvolver a capacidade de investigação individual;
- Desenvolver a coordenação psico-motora;
- Desenvolver a capacidade de identificar problemas e resolvê-los;
- Desenvolver o sentido de pulsação/ritmo/harmonia/fraseado;
- Ser capaz de executar diferentes articulações e dinâmicas;
- Ser capaz de fazer uma utilização correta das dedilhações e pedilhações;
- Desenvolver agilidade e segurança na execução;
- Desenvolver a capacidade de respeitar o andamento que as obras determinam;
- Desenvolver a capacidade de concentração e memorização;
- Desenvolver a capacidade de abordar técnica e teoricamente o estilo da obra;
- Desenvolver a postura em apresentações públicas, como participante e como ouvinte.
Repertório Anual Mínimo:
- Escalas Maiores de Lá, Mi bemol, Mi, Lá bemol e respectivas relativas menores harmónicas, em 2 oitavas (mãos juntas); respectivos arpejos; respectivos acordes nas 3 posições;
- Fórmulas cadenciais (duplos encadeamentos, pêndulos, cadências, etc.);
- 2 exercícios com pedaleira, do Método de Órgão, de M. Dupré (ou equivalente);
- 1 coral do "Orgelbüchlein" de Bach;
- 1 obra Barroca com 2 manuais e pedaleira (Buxtehude, Böhm, Bach, George Muffat, Pachelbel, Pasquini, Stanley, Krebs, Walther, Sorge, Fischer, etc.);
- 1 peça do Barroco francês (Clérambault, Dandrieu, F. Couperin, Grigny, etc.);
- 2 peças Românticas (Dubois, Brahms, Mendelssohn, Guilmant, Boëllmann, etc.):
- 1 obra Ibérica.
Repertório de Referência:
- Albrechtsberger, J. G. – Xii Neue Leichte Praeludien Für Die Orgel;
- Araújo, C. – Música Ibérica para Órgão;
- Boëllmann, L. – Soft Voluntaries, Edwin Ashdown Ltd.;
- Brahms, J. – Prelúdios Corais, Op. 122, Schott;
- Bruna, P. – Música Ibérica para Órgão;
- Buxtehude, D. – Obra de Órgão – Edition Peters;
- Coelho, M. R. – Música Ibérica para Órgão;
- Cabezón, A. – Música Ibérica para Órgão;
- Couperin, F. – Messe des Paroisses (1690) – Archive Dês Maitres De l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Couperin, F. – Messe des Couvents – Archive Dês Maitres De l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Dandrieu, J. – Premiere Livre d'Orgue – Archive Dês Maitres De L'orgue, Guilmant 1897-1910;
- Dubois, Th. – 12 Pièces pour Orgue – Leduc;
- Dupré, M. – Méthode d'Orgue – 1927, Leduc;
- Frescobaldi, G. – Fiori Musicali (1635) – Bärenreiter,1954;
- Grigny, N. – Livre d'Orgue – Archive Dês Maitres De L'orgue, Guilmant 1897- 1910;
- Guilmant, A. – The Practical Organist, Op. 39;
- Guilmant, A. – The Practical Organist, Op. 41;
- Krebs, J. L. – 4 Pequenos Prelúdios para Órgão;
- Lemmens, J. – Méthode d'Orgue – DURAND;
- Pachelbel, J. – Prelúdios, Fugas e Toccatas – Edition Peters;
- Pasquini, B. – Opere Per Organo o Cembalo – 2005 Luigi Cataldi;
- Rinck, C. H. – Praktische Orgelschule, OP. 55 (1819-1821), Les Éditions Outremontaises;
- Rinck , C. H. – 12 Adagios para Orgão, Op. 57, Les Éditions;
- Stanley, J. – 10 Voluntaries, OP V, Edition Peters;
- Stanley, J. – 10 Voluntaries, OP VI, Edition Peters;
- Stanley, J. – 10 Voluntaries, OP VII, Edition Peters;
- Soler, A. – Obras para Órgão, Due West Editions, 2007;
- Walther, J. G. – Orgelwerke, Breitkopf & Härtel.
Prova de Aferição
- 1 escala sorteada, com acordes e arpejos;
- 1 exercício com pedaleira;
- 1 obra do Barroco não francês, com pedaleira;
- 1 obra do Barroco francês;
- 1 peça Romântica;
- 1 obra Ibérica;
- Leitura à 1ª vista.
5º Grau
Objetivos / Competências a Adquirir
O aluno deverá atingir os seguintes objetivos:
- Desenvolver noções de Tonalidade, Modulação, Pêndulos, Duplos encadeamentos, Cadências e Sequências;
- Desenvolver a capacidade de interpretação de sinais de dinâmicas e de articulações;
- Aprender a improvisar sobre um tema tonal curto;
- Ser capaz de executar peças em Trio;
- Desenvolver a noção de Forma (Ricercare, Variações, Prelúdio Coral, Fuga, Sonata, Sinfonia, Trio, Duo, Tiento, Música Ibéria, etc.);
- Desenvolver a execução musical estilística (com inserção de ornamentos corretos e adequados ao estilo);
- Desenvolver noções de Cantus Firmus, en Taille, inégale, Legato absoluto, Escola Barroca Francesa, Barroca Alemã, Ibérica, Romântica, etc.;
- Adquirir conhecimento da História e dos elementos do Órgão (foles, Tubos, Puxadores, Registos essenciais e sua definição: Principal 8', Bordão 8', Flauta 4', Oboé 8' (ou Trompete ou Cromorne…), Principal/ Sub-bass 16', Mixturas (III, IV ou V);
- Adquirir conhecimento de Compositores fundamentais e estilos principais, a saber: Renascimento, Barroco, Classicismo, Romantismo, Modernidade (Séc. XX); Carlos Seixas R. Coelho, Cabezón, Bach, Mozart, Handel, F. Couperin, Pachelbel, Buxtehude, Widor, Vierne, Dubois, Reger, Mendelssohn, Brahms, Messiaen;
- Desenvolver a capacidade da investigação individual;
- Desenvolver a postura em apresentações públicas, como participante e como ouvinte;
- Desenvolver a coordenação psicomotora;
- Desenvolver a capacidade de identificar problemas e resolvê-los;
- Obter ferramentas para tomar/fundamentar decisões interpretativas conscientes;
- Desenvolver o sentido de fraseado, de ritmo e harmonia;
- Aprender a realizar diferentes articulações e dinâmicas;
- Utilizar de forma correta as dedilhações e pedilhações;
- Adquirir fluidez na leitura;
- Adquirir agilidade e segurança na execução;
- Adquirir a capacidade de respeitar o andamento e carácter de cada obra;
- Desenvolver a capacidade de concentração e memorização;
- Desenvolver a capacidade de abordar técnica e teoricamente o estilo da obra.
Repertório Anual Mínimo:
- Escalas de Sol, Fá, Ré, Si bemol, Lá, Mi bemol, Si, Lá bemol e relativas menores harmónicas, em 3 oitavas (mãos juntas); respectivos arpejos; respectivos acordes nas 3 posições;
- Fórmulas cadenciais (duplos encadeamentos, pêndulos, cadências, etc.);
- 2 exercícios de pedaleira, podendo estes ser extraídos de obras de Bach, Buxtehude, etc.;
- 2 Corais do "Orgelbüchlein" de J. S. Bach;
- 2 obras barrocas, pelo menos 1 deverá usar 2 manuais e pedaleira (é aconselhado 1 dos 8 Pequenos Prelúdios e Fugas, Bach atr. (Buxtehude, Böhm, Bach, George Muffat, Pachelbel, Pasquini, Stanley, Krebs, Walther, Sorge, Fischer, etc.);
- 2 peças do Barroco francês (Clérambault, Dandrieu, F. Couperin, Grigny, etc.);
- 1 peça Romântica (Dubois, Widor, Brahms, Guilmant, Reger, Franck, Vierne, etc.);
- 1 peça do repertório Moderno (séc. XX: Vierne, Dupré, Messiaen, etc.);
- 1 obra Ibérica.
Repertório de Referência:
- Alain, J. – Variations sur un Théme de Janequin, Leduc, 1937;
- Araújo, C. – Música Ibérica para Órgão;
- Bach, J. S. – Orgelbüchlein , Bärenreiter;
- Bach, J. S. – 6 Corais Schübler, Bärenreiter;
- Bach, J. S. – 8 Pequenos Prelúdios e Fugas, Peters;
- Boëllmann, L. – Suite Gotique;
- Boëly, A. – Fantaisie et Fugue pour Orgue, Op. 18 N. 6;
- Boëly, A. – 24 Pièces pour l'Orgue Op. 12, 1er Livre, Nº 1 (1842);
- Brahms, J. – Prelúdios Corais, OP. 122, Schott;
- Brahms, J. – Prelúdios e Fugas para Órgão, Schott;
- Bruna, P. – Música Ibérica para Órgão;
- Buxtehude, D. – Obra de Órgão, Edition Peters;
- Coelho, M. R. – Música Ibérica para Órgão;
- Cabezón, A. – Música Ibérica para Órgão;
- Couperin, F. – Messe des Paroisses (1690), Archive dês Maitres de l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Couperin, F. – Messe des Couvents, Archive dês Maitres de l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Dandrieu, J. – Premiere Livre d'Orgue, Archive dês Maitres de L'orgue, Guilmant 1897-1910;
- Dubois, Th. – 12 Pièces pour Orgue, Leduc;
- Dupré, M. – Méthode d'Orgue, 1927, Leduc;
- Dupré, M. – Méthode d'Improvisation – 1937, Leduc;
- Franck, C. – 3 Corais, Novelo;
- Franck, C. – Prelude, Fugue et Variation, Durand;
- Frescobaldi, G. – Fiori Musicali (1635), Bärenreiter, 1954;
- Grigny, N. – Livre d'Orgue, Archive dês Maitres De l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Lemmens, J. – Méthode d'Orgue, Durand;
- Mendelssohn, F. – Prelúdios E Fugas, Op. 37;
- Mendelssohn, F. – Sonatas Para Órgão, Op. 65;
- Pachelbel, J. – Prelúdios, Fugas e Toccatas , Edition Peters.
Programa Prova Global:
- 1ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça do Barroco não francês, com pedaleira.
Cotação: 15% - 2ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça de J. S. Bach, com pedaleira;
Cotação: 15% - 3ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça do Barroco francês;
Cotação: 15% - 4ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça Romântica;
Cotação: 15% - 5ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça do repertório Moderno;
Cotação: 15% - 6ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça Ibérica;
Cotação: 15% - 7ª Prova:
Conteúdos:
Leitura à 1ª vista.
Cotação: 5%
Ensino Secundário
6º Grau
Objetivos / Competências a Adquirir:
O aluno deverá atingir os seguintes objectivos:
- Desenvolver Pêndulos, Duplos encadeamentos, Cadências, Sequências a 2 vozes;
- Desenvolver a noção de Baixo Contínuo, Baixo Cifrado, harmonização, improvisação de fuga;
- Desenvolver a noção de Forma (Variações, Prelúdio Coral, Fuga, Sonata, Sinfonia, Trio, Duo, Tiento, Música Ibérica, etc.);
- Desenvolver a execução musical estilística (com inserção de ornamentos corretos e adequados ao estilo);
- Desenvolver noções de Cantus Firmus, (…) en Taille, inégale, Legato absoluto, Escola Barroca Francesa, Barroca Alemã, Ibérica, Romântica, etc.;
- Tomar conhecimento dos elementos do órgão (foles, Tubos, Puxadores, Registos essenciais e sua definição: Principal 8', Bordão 8', Flauta 4', Oboé 8' (ou Trompete ou Cromorne…), Principal/ Sub-bass 16', Mixturas (III, IV ou V);
- Tomar conhecimento de compositores fundamentais e estilos principais;
- Continuar a desenvolver a investigação individual;
- Aprofundar os objetivos desenvolvidos no curso básico do ponto de vista técnico e musical;
- Amadurecer a postura em apresentações públicas, como participante e como ouvinte;
- Desenvolver a coordenação psicomotora;
- Desenvolver o sentido de ritmo, harmonia e fraseado;
- Ser capaz de escolher entre diferentes articulações e dinâmicas, em função do estilo;
- Continuar a desenvolver a leitura;
- Aprofundar o respeito pelo andamento que as obras determinam;
- Desenvolver a capacidade de formulação e apreciação critica;
- Desenvolver a capacidade de resolver problemas;
- Desenvolver a agilidade e segurança na execução;
- Continuar a desenvolver a capacidade de concentração e memorização;
- Desenvolver a capacidade de abordar técnica e teoricamente o estilo da obra;
- Desenvolver a capacidade de abordar e explorar repertório novo;
- Obter ferramentas de modo a tomar/fundamentar decisões interpretativas conscientes;
- Demonstrar interesse, dedicação e empenho na disciplina.
Repertório Anual Mínimo:
- Todas as escalas em 3 oitavas (mãos juntas) e respectivos arpejos e acordes;
- Fórmulas cadenciais (duplos encadeamentos, pêndulos, cadências, etc.);
- 3 obras Barrocas, em que no mínimo duas deverão usar pedaleira (é aconselhado 1 dos 8 Pequenos Prelúdios e Fugas, Bach atr.);
- 2 corais do Orgelbüchlein;
- 1 peça do Barroco francês (Clérambault, Dandrieu, F. Couperin, Grigny, etc.);
- 2 peças Românticas (Dubois, Widor, Brahms, Guilmant, Boëllmann, Reger, Franck, Vierne, etc.);
- 1 peça do repertório Moderno (séc. XX: Vierne, Dupré, Messiaen, etc.);
- 1 obra Ibérica.
Repertório de Referência:
- Alain, J. – Variations sur un Théme de Janequin, Leduc, 1937;
- Araújo, C. – Música Ibérica para Órgão;
- Bach, J. S. – Orgelbüchlein , Bärenreiter;
- Bach, J. S. – 6 Corais Schübler, Bärenreiter;
- Bach, J. S. – 8 Pequenos Prelúdios e Fugas, Peters;
- Boëllmann, L. – Suite Gotique;
- Boëly, A. – Fantaisie et Fugue pour Orgue, Op. 18 N. 6;
- Boëly, A. – 24 Pièces pour l'Orgue Op. 12, 1er Livre, Nº 1 (1842);
- Brahms, J. – Prelúdios Corais, OP. 122, Schott;
- Brahms, J. – Prelúdios e Fugas para Órgão, Schott;
- Bruna, P. – Música Ibérica para Órgão;
- Buxtehude, D. – Obra de Órgão, Edition Peters;
- Coelho, M. R. – Música Ibérica para Órgão;
- Cabezón, A. – Música Ibérica para Órgão;
- Couperin, F. – Messe des Paroisses (1690), Archive dês Maitres de l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Couperin, F. – Messe des Couvents, Archive dês Maitres de l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Dandrieu, J. – Premiere Livre d'Orgue, Archive dês Maitres de L'orgue, Guilmant 1897-1910;
- Dubois, Th. – 12 Pièces pour Orgue, Leduc;
- Dupré, M. – Méthode d'Orgue, 1927, Leduc;
- Dupré, M. – Méthode d'Improvisation – 1937, Leduc;
- Franck, C. – 3 Corais, Novelo;
- Franck, C. – Prelude, Fugue et Variation, Durand;
- Frescobaldi, G. – Fiori Musicali (1635), Bärenreiter, 1954;
- Grigny, N. – Livre d'Orgue, Archive dês Maitres De l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Lemmens, J. – Méthode d'Orgue, Durand;
- Mendelssohn, F. – Prelúdios E Fugas, Op. 37;
- Mendelssohn, F. – Sonatas Para Órgão, Op. 65;
- Pachelbel, J. – Prelúdios, Fugas e Toccatas , Edition Peters.
Prova de Aferição
- 1 obra do Barroco não francês, com pedaleira;
- 1 obra de J. S. Bach, com pedaleira;
- 1 peça do Barroco francês;
- 1 peça Romântica;
- 1 peça do repertório Moderno;
- 2 obras Ibéricas;
- Leitura à 1ª vista, com pedaleira, cuja dificuldade deverá ser equivalente à do
repertório do 4º Grau.
7º Grau
Objetivos / Competências a Adquirir:
O aluno deverá atingir os seguintes objetivos:
- Desenvolver Pêndulos, Duplos encadeamentos, Cadências, Sequências a 2 vozes;
- Desenvolver a noção de Baixo Contínuo, Baixo Cifrado, harmonização, improvisação de fuga;
- Desenvolver a noção de Forma (Variações, Prelúdio Coral, Fuga, Sonata, Sinfonia, Trio, Duo, Tiento, Música Ibérica, etc.);
- Desenvolver a execução musical estilística (com inserção de ornamentos corretos e adequados ao estilo);
- Desenvolver noções de Cantus Firmus, (…) en Taille, inégale, Legato absoluto, Escola Barroca Francesa, Barroca Alemã, Ibérica, Romântica, etc.;
- Tomar conhecimento dos elementos do órgão (foles, Tubos, Puxadores, Registos essenciais e sua definição: Principal 8', Bordão 8', Flauta 4', Oboé 8' (ou Trompete ou Cromorne…), Principal/ Sub-bass 16', Mixturas (III, IV ou V);
- Tomar conhecimento de compositores fundamentais e estilos principais;
- Continuar a desenvolver a investigação individual;
- Aprofundar os objetivos desenvolvidos no curso básico do ponto de vista técnico e musical;
- Amadurecer a postura em apresentações públicas, como participante e como ouvinte;
- Desenvolver a coordenação psicomotora;
- Desenvolver o sentido de ritmo, harmonia e fraseado;
- Ser capaz de escolher entre diferentes articulações e dinâmicas, em função do estilo;
- Continuar a desenvolver a leitura;
- Aprofundar o respeito pelo andamento que as obras determinam;
- Desenvolver a capacidade de formulação e apreciação critica;
- Desenvolver a capacidade de resolver problemas;
- Desenvolver a agilidade e segurança na execução;
- Continuar a desenvolver a capacidade de concentração e memorização;
- Desenvolver a capacidade de abordar técnica e teoricamente o estilo da obra;
- Desenvolver a capacidade de abordar e explorar repertório novo;
- Obter ferramentas de modo a tomar/fundamentar decisões interpretativas conscientes.
Repertório Anual Mínimo:
- 1 Toccata e Fuga, ou Prelúdio e Fuga, ou Fantasia e Fuga, de J. S. Bach;
- 1 Coral de Leipzig ou Schübler ou Clavierübung (4ª parte);
- 1 peça do Barroco francês;
- 1 peça do Barroco italiano;
- 2 peças Românticas;
- 1 peça do repertório Moderno;
- 1 obra Ibérica: Batalha, Tiento ou Canção;
- 1 obra em Trio, escrita a partir do séc. XVIII.
Repertório de Referência:
- Alain, J. – Variations sur un Théme de Janequin, Leduc, 1937;
- Araújo, C. – Música Ibérica para Órgão;
- Bach, J. S. – Orgelbüchlein , Bärenreiter;
- Bach, J. S. – 6 Corais Schübler, Bärenreiter;
- Bach, J. S. – 8 Pequenos Prelúdios e Fugas, Peters;
- Boëllmann, L. – Suite Gotique;
- Boëly, A. – Fantaisie et Fugue pour Orgue, Op. 18 N. 6;
- Boëly, A. – 24 Pièces pour l'Orgue Op. 12, 1er Livre, Nº 1 (1842);
- Brahms, J. – Prelúdios Corais, OP. 122, Schott;
- Brahms, J. – Prelúdios e Fugas para Órgão, Schott;
- Bruna, P. – Música Ibérica para Órgão;
- Buxtehude, D. – Obra de Órgão, Edition Peters;
- Coelho, M. R. – Música Ibérica para Órgão;
- Cabezón, A. – Música Ibérica para Órgão;
- Couperin, F. – Messe des Paroisses (1690), Archive dês Maitres de l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Couperin, F. – Messe des Couvents, Archive dês Maitres de l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Dandrieu, J. – Premiere Livre d'Orgue, Archive dês Maitres de L'orgue, Guilmant 1897-1910;
- Dubois, Th. – 12 Pièces pour Orgue, Leduc;
- Dupré, M. – Méthode d'Orgue, 1927, Leduc;
- Dupré, M. – Méthode d'Improvisation – 1937, Leduc;
- Franck, C. – 3 Corais, Novelo;
- Franck, C. – Prelude, Fugue et Variation, Durand;
- Frescobaldi, G. – Fiori Musicali (1635), Bärenreiter, 1954;
- Grigny, N. – Livre d'Orgue, Archive dês Maitres De l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Lemmens, J. – Méthode d'Orgue, Durand;
- Mendelssohn, F. – Prelúdios E Fugas, Op. 37;
- Mendelssohn, F. – Sonatas Para Órgão, Op. 65;
- Pachelbel, J. – Prelúdios, Fugas e Toccatas , Edition Peters.
Prova de Aferição:
- Toccata e Fuga, ou Prelúdio e Fuga, ou Fantasia e Fuga, de J. S. Bach;
- 1 Coral de Leipzig ou Schübler ou Clavierübung (4ª parte);
- 1 peça do Barroco francês;
- 1 peça do Barroco italiano;
- 1 peça Romântica;
- 1 peça do repertório Moderno;
- 1 obra ibérica: Batalha, Tiento ou Canção;
- 1 obra em Trio;
- Leitura à 1ª vista.
8º Grau
Objetivos e Competências a Adquirir
O aluno deverá atingir os seguintes objetivos:
- Desenvolver Pêndulos, Duplos encadeamentos, Cadências, Sequências a 2 vozes;
- Desenvolver a noção de Baixo Contínuo, Baixo Cifrado, harmonização, improvisação de fuga;
- Desenvolver a noção de Forma (Variações, Prelúdio Coral, Fuga, Sonata, Sinfonia, Trio, Duo, Tiento, Música Ibérica, etc.);
- Desenvolver a execução musical estilística (com inserção de ornamentos corretos e adequados ao estilo);
- Desenvolver noções de Cantus Firmus, (…) en Taille, inégale, Legato absoluto, Escola Barroca Francesa, Barroca Alemã, Ibérica, Romântica, etc.;
- Tomar conhecimento dos elementos do órgão (foles, Tubos, Puxadores, Registos essenciais e sua definição: Principal 8', Bordão 8', Flauta 4', Oboé 8' (ou Trompete ou Cromorne…), Principal/ Sub-bass 16', Mixturas (III, IV ou V);
- Tomar conhecimento de compositores fundamentais e estilos principais;
- Tomar conhecimento de obras de referência: Fiori Musicali (Frescobaldi), Prelúdios e Fugas de Buxtehude, Pachelbel, Missa das paróquias e Missa dos Conventos (Couperin), Concertos de Haendel, Sonatas de Carlos Seixas, Voluntaries de Stanley, Corais e obras de Franck, Sinfonias de Widor, Obras de Vierne, Reger, Dupré, Suite op. V de Duruflé, obras de Messiaen, Alain, Langlais;
- Aprofundar os objetivos desenvolvidos no curso básico, do ponto de vista técnico e musical;
- Revelar postura em apresentações públicas, como participante e como ouvinte;
- Desenvolver coordenação psicomotora;
- Revelar sentido de ritmo, harmonia e fraseado;
- Escolher e optar por diferentes articulações e dinâmicas, em função do estilo;
- Possuir fluência na leitura;
- Revelar respeito pelo andamento e carácter de cada obra;
- Desenvolver a capacidade de formulação e apreciação critica;
- Revelar agilidade e segurança na execução;
- Possuir capacidade de concentração e memorização;
- Ter capacidade de abordar técnica e teoricamente o estilo da obra;
- Distinguir com clareza os vários estilos (Renascentista, Barroco, Romântico, Moderno);
- Obter ferramentas para tomar decisões interpretativas conscientes e de as fundamentar;
- Desenvolver a capacidade de abordar e explorar repertório novo.
Repertório Anual Mínimo:
- 1 Toccata e Fuga, ou Prelúdio e Fuga, ou Fantasia e Fuga, ou Trio-Sonata, de J. S. Bach;
- 2 Corais de Leipzig ou Schübler ou Clavierübung (4ª parte);
- 1 peça de Buxtehude;
- 1 peça de L. Couperin;
- 1 peça de Frescobaldi (Toccata ou Ricercare);
- 1 peça Romântica;
- 1 obra de C. Franck;
- 2 peças do repertório Moderno;
- 1 obra ibérica: Batalha, Tiento ou Canção.
NOTA: deste repertório, aconselha-se que 1 obra seja em Trio, bem como 1 obra seja
na forma de Variações
Repertório de Referência:
- Alain, J. – Variations sur un Théme de Janequin, Leduc, 1937;
- Araújo, C. – Música Ibérica para Órgão;
- Bach, J. S. – Orgelbüchlein , Bärenreiter;
- Bach, J. S. – 6 Corais Schübler, Bärenreiter;
- Bach, J. S. – 8 Pequenos Prelúdios e Fugas, Peters;
- Boëllmann, L. – Suite Gotique;
- Boëly, A. – Fantaisie et Fugue pour Orgue, Op. 18 N. 6;
- Boëly, A. – 24 Pièces pour l'Orgue Op. 12, 1er Livre, Nº 1 (1842);
- Brahms, J. – Prelúdios Corais, OP. 122, Schott;
- Brahms, J. – Prelúdios e Fugas para Órgão, Schott;
- Bruna, P. – Música Ibérica para Órgão;
- Buxtehude, D. – Obra de Órgão, Edition Peters;
- Coelho, M. R. – Música Ibérica para Órgão;
- Cabezón, A. – Música Ibérica para Órgão;
- Couperin, F. – Messe des Paroisses (1690), Archive dês Maitres de l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Couperin, F. – Messe des Couvents, Archive dês Maitres de l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Dandrieu, J. – Premiere Livre d'Orgue, Archive dês Maitres de L'orgue, Guilmant 1897-1910;
- Dubois, Th. – 12 Pièces pour Orgue, Leduc;
- Dupré, M. – Méthode d'Orgue, 1927, Leduc;
- Dupré, M. – Méthode d'Improvisation – 1937, Leduc;
- Franck, C. – 3 Corais, Novelo;
- Franck, C. – Prelude, Fugue et Variation, Durand;
- Frescobaldi, G. – Fiori Musicali (1635), Bärenreiter, 1954;
- Grigny, N. – Livre d'Orgue, Archive dês Maitres De l'Orgue, Guilmant 1897-1910;
- Lemmens, J. – Méthode d'Orgue, Durand;
- Mendelssohn, F. – Prelúdios E Fugas, Op. 37;
- Mendelssohn, F. – Sonatas Para Órgão, Op. 65;
- Pachelbel, J. – Prelúdios, Fugas e Toccatas , Edition Peters.
Programa da Prova Global
- 1ª Prova:
Conteúdos:
Uma Toccata e Fuga, ou Prelúdio e Fuga, ou Fantasia e Fuga, ou Trio-Sonata de J. S. Bach; Cotação: 15% - 2ª Prova:
Conteúdos:
Um Coral de Leipzig ou Schübler ou Clavierübung (4ª parte);
Cotação: 20% - 3ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça de Couperin;
Cotação: 5% - 4ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça de Frescobaldi;
Cotação: 15% - 5ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça Romântica;
Cotação: 15% - 6ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça do repertório Moderno;
Cotação: 15% - 7ª Prova:
Conteúdos:
Uma peça Ibérica: Batalha, Tiento ou Canção.
Cotação: 15%
Repertório Geral
- Alain, J. – Obra de Órgão, Leduc;
- Araújo, C. – Obra de Órgão;
- Bach, J. S. – Obra de Órgão, Bärenreiter;
- Boëly, A. – Obra de Órgão, Les Éditions Outremontaises;
- Bruna, P. – Obra de Órgão;
- Buxtehude, D. – Obra de Órgão, Edition Peters;
- Cabezón, A.– Obra de Órgão;
- Coelho, M. R. – Obra de Órgão;
- Dupré, M. – Obra de Órgão, Schott;
- Froberger, J. – Obra de Órgão, Edition Peters;
- Langlais, J. – Obra de Órgão;
- Muffat, G. – Obra de Órgão, Bärenreiter;
- Messiaen, O. – Obra de Órgão;
- Pachelbel, J. – Obra de Órgão, Edition Peters;
- Reger, M. – Obra de Órgão, Edition Peters;
- Reinberger, J. – Obra de Órgão, Schott;
- Saint-Saëns, C. – Obra de Órgão, Durand;
- Sweelinck, J. P. – Obra de Órgão, Edition Peters;
- Vierne, L. – Obra de Órgão, Edition Peters;
- Widor, Ch. – Obra de Órgão, Edition Peters.
Recursos
Os recursos aqui indicados serão disponibilizados pelos professores aos alunos no decurso da sua evolução. Os mesmos encontram-se também disponíveis para os alunos mediante requisição.
Observações
Princípio do "igual ou superior"
O supracitado princípio permite aos professores utilizarem as listas oficiais do repertório apenas para fins de orientação, podendo em casos concretos introduzir peças semelhantes, de dificuldade igual ou superior das constantes do programa. No caso dos exames oficiais, essas substituições serão submetidas à apreciação e aprovação por uma comissão de cinco professores que deve incluir em primeiro lugar todos os professores que têm alunos que nesse ano em irão apresentar-se a exame, comissão essa que será confirmada pelo grupo no início de cada ano letivo. O prazo para entrega dos pedidos será estabelecido pelo grupo. Para evitar equívocos e interpretações alternativas na aplicação deste princípio, o grupo declarou que a avaliação será sempre baseada na qualidade da execução e não no grau de dificuldade comparativo da peça.