Missão, Visão, Valores, Princípios e Qualidades
Missão
A Escola de Música das Caldas de São Jorge tem como missão promover o ensino da Música com o objectivo de ensinar aos seus alunos as bases da teoria musical e da prática de alguns instrumentos como iniciação ao estudo da música, a preço acessível e num ambiente descontraído, proporcionando uma vivência musical plena que contribua para o desenvolvimento cognitivo e pessoal dos alunos e para a valorização social e cultural da vila Termal das Caldas de São Jorge. Trabalhamos de forma activa e responsável para a criação de novas gerações de músicos, cantores e criadores de música, bem como para a formação de públicos.
Pretendemos fomentar um elevado sentido de responsabilidade e compromisso de cada aluno para consigo e para com a comunidade, incentivando a criatividade num ambiente pautado pela confiança, pela curiosidade e pelo espírito crítico.
Valores
A actividade da escola de música assenta em pilares como:
- o trabalho em equipa,
- a personalização do ensino,
- a proximidade,
- o envolvimento,
- a criação de laços com todos os elementos da comunidade educativa,
- a inovação e melhoria contínua das práticas pedagógicas que cada vez mais integram o uso das novas tecnologias como ferramenta de conhecimento.
Visão
Queremos ser uma escola reconhecida pela relação pais-alunos-professores, uma escola que promove a interacção dos alunos com a comunidade local, com especial destaque para a música. Queremos também ser uma plataforma educativa e cultural de cruzamento e diálogo entre as diferentes artes.
Princípios e Qualidades
São princípios orientadores da acção educativa da Escola de Música e do seu corpo docente:
- O princípio da responsabilidade, rigor, organização e convivência escolar, traduzido em valores como o respeito e o comprometimento com as pessoas.
- O princípio da racionalidade, orientado para o questionamento/reflexão sobre as práticas educativas e respectivas repercussões.
- Os princípios da democraticidade e participação, salvaguardando a democraticidade e participação de todos os implicados no processo educativo e ainda a prevalência de critérios de natureza pedagógica e científica sobre critérios de natureza administrativa.
- O princípio da lealdade, promovendo condutas leais, solidárias e cooperantes em toda a comunidade educativa.
- O princípio da exemplaridade, alicerçado ao valor educativo do exemplo no desempenho profissional de todos os membros da comunidade educativa.
- O princípio da felicidade, onde a motivação e bem-estar de toda a comunidade escolar devem ser insistentemente procurados, a partir da convicção de que pessoas felizes são garantia de um melhor funcionamento da estrutura escolar.