Música para Seniores.
Muitas pessoas julgam que, devido à sua idade, ao seu trabalho ou às suas capacidades, a tarefa de aprender música e até mesmo de tocar um instrumento pode ser complexa e difícil, pensando não ser capazes de o fazer. No entanto, a nossa experiência na EMCSJ mostra-nos, felizmente e cada vez mais, que isso não é verdade! De facto, tivemos já vários adultos a aderir às nossas aulas porque os benefícios de aprender música são imensos e, por isso, a idade deixou de ser uma desculpa para não o fazer!
Um dos benefícios é a capacidade que a música tem de nos manter mentalmente ativos. Muitas vezes, em idades mais avançadas, torna-se crucial para a manutenção de um estilo de vida saudável, que as pessoas tenham alguma coisa que os mantenha ocupados, obrigue a pensar, a questionar e a conhecer coisas novas. Neste contexto, a música pode ser sinónimo disso mesmo! Constitui uma forma muito estimulante de continuar ativo, com vontade de fazer coisas novas, de arriscar e ser disruptivo. A atividade musical pode desempenhar um papel fulcral no desenvolvimento e manutenção das capacidades cognitivas em todas as faixas etárias, estimulando continuamente o cérebro e as suas capacidades.
Além disso, atualmente, tendo em conta a situação em que vivemos, muitas pessoas encontram-se sozinhas, isoladas e, muitas vezes, longe da família. Nessas situações, a música e, em particular, a frequência de um curso de música, poderá ser uma boa forma de combater a solidão. Através das plataformas digitais, facilmente temos acesso a um grande conjunto de ofertas de boa qualidade, que devem e podem ser aproveitadas para expandir os conhecimentos musicais e estabelecer novas relações... quem sabe construir novas amizades!
Neste âmbito, a EMCSJ foi pioneira, entre Março e Julho de 2020, aquando do primeiro confinamento, na utilização de plataformas digitais para dar continuidade ás aulas de música que até então eram presenciais, com grande adesão dos seus alunos.
Outro dos benefícios é a diminuição do stress, da ansiedade e da depressão. Estes aspetos aqui salientados têm um grande impacto na qualidade de vida e bem-estar sendo que a música pode servir como refúgio, escape ou mesmo terapia para estes problemas. De facto, muitas vezes estamos cansados, desgastados ou desanimados e a música funciona como algo revigorante, que nos permite abstrair do que se passa à nossa volta e focar em algo que realmente gostamos e que nos motiva. A prática musical consegue assim trazer-nos alegria, esperança, serenidade e tranquilidade, essenciais ao nosso equilíbrio emocional e psicológico.
Tal como referido anteriormente, o estabelecimento de novas relações e de novas amizades é algo igualmente valioso. Todos sabemos que o ser humano necessita de comunicar, socializar, interagir e viver em comunidade e a música pode funcionar como um meio, uma forma de expressão e interação, sendo possível através dela partilhar emoções, experiências de vida e sentimentos. A EMCSJ, em toda a globalidade, vai além da qualidade do ensino e distingue-se pelo ambiente familiar e de amizade que toda a comunidade, alunos e professores, vivem. Na EMCSJ, a música tem funcionado, sem dúvida, como um catalisador de momentos de convívio, criando oportunidades de aprofundar e criar laços de amizade.
Finalmente, lembramos ainda que a aprendizagem de música, enquanto adulto ou idoso, é, muitas vezes, uma forma de realizar sonhos antigos! Quantas e quantas pessoas têm sonhos de aprender a cantar ou tocar um instrumento, desde criança, que acabam por ser colocados de parte por circunstâncias da vida? Este pode ser o momento ideal para recuperar esses sonhos e a EMCSJ está preparada para ajudar!
Por todas estas razões lembre-se: nunca é tarde demais para tentar arriscar e para ser feliz! A EMCSJ voltará em breve a abrir as portas e quer que você saiba que estamos lá para si!